REGULAMENTO
 
PRÉMIOS
 
JÚRI
 
INSCRIÇÕES
 
CONTACTOS
 
SALA DE IMPRENSA
 
 
   
  SALA DE IMPRENSA  

IndieLisboa 2007: Festival superou as expectativas
Em dez dias passaram pelas oito salas de cinema 35 500 espectadores

A quarta edição do Festival Internacional de Cinema Independente de Lisboa terminou ontem com a exibição dos filmes premiados. Ao longo de onze dias, entre 19 e 29 de Abril, passaram pelas oito salas dos cinemas Londres, São Jorge, King e Fórum Lisboa 35 500 espectadores, mais 7 400 do que na edição passada (28 mil). Este foi o festival de consolidação, onde mais uma vez se apostou na diversificação e inovação. Destacamos os dois filmes concerto “Life in Loops” pelos Sofa Surfers e “O Garoto de Charlot” pelos Coty Cream, ambos apostas ganhas.

Com cerca de 270 sessões, os espectadores puderam ver 226 filmes, vindos de diversos países, de quatro continentes. Este ano, a secção Herói Independente homenageou o realizador Shinji Aoyama, com uma das retrospectivas mais completas da sua obra alguma vez feita. Aoyama esteve em Lisboa durante todo o festival e fez parte do Júri Internacional de Longas Metragens. O Novo Cinema Alemão foi o outro Herói Independente da quarta edição do IndieLisboa, dando assim oportunidade ao público de conhecer nomes consagrados do cinema internacional, mas ainda pouco conhecidos em Portugal.

Outro dos momentos mais aguardados deste festival foi a presença do realizador Hal Hartley, que veio ao festival apresentar o seu mais recente filme “Fay Grim”, em estreia absoluta em Portugal, no IndieLisboa.
“A Scanner Darkly”, de Richard Linklater foi, também, um dos momentos mais fortes do festival, já que era um dos filmes mais aguardados de 2006, mas não chegou a estrear nas salas portuguesas.

No âmbito das actividades paralelas, as Lisbon Talks que aconteceram diariamente, na Sala 2 do Cinema São Jorge, tiveram o seu momento alto na quarta-feira, dia 25 de Abril com a realização do seminário sobre “Distribuição e Exibição”.

Outro êxito deste quarto IndieLisboa foram as segundas Lisbon Screenings que, mais uma vez, revelaram ser um espaço privilegiado para os distribuidores internacionais, sales agents e programadores de festivais internacionais conhecerem o cinema nacional mais recente (curtas e longas metragens), abrindo assim as portas da sua internacionalização. Contaram com a presença de profissionais notáveis, representantes das principais empresas internacionais do mercado e dos festivais de cinema mais relevantes. Acreditamos que esta iniciativa tem uma importância fundamental para o Cinema Português e, como tal, deve manter-se nas próximas edições do IndieLisboa.

Por último, de referir ainda o crescimento acentuado do número de acreditados internacionais e nacionais, cerca de 600, o que confirmou, mais uma vez, o interesse crescente neste festival.

No próximo ano, o IndieLisboa estará de volta, novamente em Abril, para a sua quinta edição.



Materiais Gráficos
ILUSTRAÇÃO
Indie JPG
Indie Wallpaper JPG
LOGOTIPO
Logotipo JPG P&B

 

Textos

IndieLisboa 2007: 28 mil espectadores
Documento .doc

IndieLisboa 2007: 19 mil espectadores
Documento .doc

"Working Man´s Death"
Documento .doc

LISBON TALKS
Documento .doc

KURT COBAIN:
ABOUT A SON
Documento .doc

HAL HARTLEY no
IndieLisboa 2007
Documento .doc
SHINJI AOYAMA e o NOVO CINEMA ALEMÃO homenageados no IndieLisboa 2007
Documento PDF
IndieLisboa cresce em 2007
Documento PDF
A seis meses da 4ª edição, IndieLisboa em grande actividade
Documento PDF
INDIELISBOA 2007 com novos prémios e secções
Documento PDF
INDIELISBOA : Rua Almirante Barroso, nº 11 - 1º, 1000-012 Lisboa, Portugal • tel. (+351) 21 315 83 99 • fax (+351) 21 316 00 57info@indielisboa.com